Prefeitura entrega no Santa Inês mais uma escola reformada
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e secretária municipal de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, entregam na manhã desta sexta-feira, 4, às 9 horas, para estudantes, professores, pessoal de poio e moradores da região do Santa Inês a Escola Amélio Cordier completamente reformada. A conclusão da obra pela equipe do Departamento de Manutenção e Conservação da Infraestrutura Escolar da Secretaria de Educação garante mais segurança, conforto e tranquilidade para os alunos e funcionários da escola, que há de 20 anos não passava por requalificação
Lotada na Escola Amélio Cordier, desde 2010, a diretora e professora Alyne Nascimento afirma que todos viviam apreensivos com a ameaça de desabamento de teto, goteiras que inundavam as salas no período de chuvas, constante invasão de estranhos, depois da queda do muro da unidade, falta de espaço adequado para as brincadeiras das crianças e de cozinha para o preparo da merenda escolar dos alunos matriculados na escola.
As intervenções feitas pela Prefeitura de Itabuna incluíram reparos no telhado, redes elétrica e hidráulica e pintura; colocação de tanque de fibra para atender os banheiros dos professores, recuperação das grades das janelas e portas e pavimentação da área de recreação. “Não tínhamos um espaço adequado para as atividades extras das nossas crianças no horário de recreação pela falta do muro e porque a área era de terra batida, em um terreno muito acidentado”, comemora Alyne Nascimento.
A diretora conta ainda que a reforma do prédio escolar deu um novo ânimo dos pais, estudantes e à comunidade. “Os meninos estão vindo para as aulas com mais disposição. Esses investimentos da Prefeitura contribuem muito com o processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças. Os professores estão ainda mais motivados para lecionar”, diz a professora Alyne Nascimento. Para não atrapalhar as aulas, as obras foram executadas por etapas.
A escola Amélio Cordier conta com mais de 160 estudantes com idades entre 4 e 8 anos, matriculados na educação infantil, cinco salas, biblioteca, sala de coordenação/direção e cozinha. Com esta unidade requalificada, já são mais de 30 escolas e creches que contempladas com reformas completas, sendo que parte delas tiveram obras de ampliação. Entre as unidades da rede municipal que ganharam novas salas de aula, área de recreação, banheiros e refeitórios estão Everaldo Cardoso, no São Caetano, e Luís Viana Filho, no Santo Antônio, e a Creche Elzo Pinho de Magalhães, no Mangabinha.